VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Rotas Culturais

Rotas Culturais

As rotas culturais e turísticas do Algarve guiam o viajante pelos caminhos de uma cultura de síntese, marcante na identidade da região, e permitem simultaneamente apreciar a natureza e a hospitalidade das gentes.

A rota de Al-Mutamid, que atravessa o Algarve de Aljezur a Vila Real de Santo António, celebra o rei poeta e governador de Silves.

Com início em Lisboa e fim em Sevilha, passando pelo Alentejo, fio condutor que liga todo o Al Andalus, o viajante depara-se com paisagens muito diversas e um rico património monumental que pode ser apreciado um pouco por todo Algarve.

Outras rotas que atravessam o sul da Europa são a rota de Santiago, a dos Descobrimentos e a rota Umayyad que une sete países dos dois lados do Mediterrâneo.

É na extraordinária paisagem do mítico promontório de Sagres que se inicia a rota europeia dos Descobrimentos, a evocar cinco séculos de história.

A rota revela ainda a tradição marítima das terras que foram berço dos descobridores: Sagres e Vila do Bispo e, do outro lado do rio Guadiana, a andaluza Sevilha, de onde partiam viagens marítimas para explorar o planeta.

Os Descobrimentos aumentaram as comunas judaicas de Lagos, Faro, Tavira e fizeram surgir novas em Alcoutim, Alvor, Loulé, Portimão, Silves e Castro Marim.

A Rede de Judiarias mostra, através das “rotas de Sefarad” a cultura judaica em Portugal. No Algarve destaca-se a judiaria de Faro, berço da imprensa em Portugal, com a edição em 1487 do “Pentateuco”, por Samuel Gacon.

Em busca de umas férias perfeitas, não deixe de trilhar a rota da Cortiça, na serra do Caldeirão, sombreada pelos sobreiros.

É uma autêntica expedição pela zona que produz a melhor cortiça do mundo, usada em rolhas para vinhos e champanhes da mais alta qualidade, e que anda pelo espaço com os vaivéns da NASA. O Algarve da Cortiça centra-se em São Brás de Alportel e une natureza, tradição e património com o perfume e sabores da gastronomia serrana.

Rota Al-Mutamid

Rota Al-Mutamid

A Rota de al-Mutamid relembra aquele que foi conhecido como o rei poeta nascido em Beja e que chegou a ser rei da Taifa de Sevilha. ...

Saber mais
Rota Omíada

Rota Omíada

O Algarve é o território português que teve a mais longa presença muçulmana (séculos VIII a XIII) , ...

Saber mais
Caminhos de Santiago

Caminhos de Santiago

A origem dos Caminhos de Santiago enquanto rota de peregrinação, com o objetivo de venerar as relíquias do apóstolo ...

Saber mais

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade