Férias no Algarve também são sinónimo de património e cultura. Revisite a História desta região, percorrendo os concelhos de Faro e Tavira, que muito têm para lhe contar.
As origens de Faro remontam ao século IV a.C., e às conquistas fenícias, designando-se, então, Ossónoba e constituindo-se como um dos mais importantes centros urbanos do sul de Portugal. Esteve sob domínio romano e visigodo, foi conquistada pelos mouros em 713 e reconquistada em 1249 pelo rei português D. Afonso III. É capital do Algarve desde o século XIX. Reserve um dia das suas férias para conhecer Faro, visitando o centro histórico onde são pontos de paragem obrigatória a igreja da Sé, o Museu Municipal, instalado num antigo convento, e o Arco da Vila, entrada principal da parte amuralhada da cidade que dispõe de um centro interpretativo. Para além da Vila-Adentro, outros motivos de interesse esperam por si: a Igreja do Carmo, com os seus retábulos em talha dourada e uma curiosa capela dos ossos; o Museu Regional do Algarve que lhe dará a conhecer tradições da região, a zona comercial da Rua de Santo António com sua belíssima calçada à portuguesa.
Para um segundo dia de imersão na história e no património cultural, escolha Tavira, a cidade das igrejas e dos famosos telhados de tesouro. Situada nas margens do rio Gilão, no sotavento algarvio, existem evidências do seu povoamento desde as épocas de ocupação fenícia e romana. Sob o domínio muçulmano também se regista-se um forte desenvolvimento da urbe. O famoso Vaso de Tavira, vestígio islâmico em cerâmica com figuras humanas e de animais, é um dos motivos de interesse do Museu Municipal, que se reparte por vários núcleos. Conquistada pela Ordem de Santiago em 1242, a expansão da cidade seria sempre pontuada pela construção de edifícios religiosos, especialmente nos séc. XV e XVI, na época dos descobrimentos e expansão portuguesa. Há, por isso, 21 igrejas para visitar em Tavira. Também a arquitetura civil merece a atenção do visitante, destacando-se detalhes como os telhados de quatro águas ou estruturas como a ponte velha sobre o rio.