O Algarve é a região portuguesa onde mais espécies de aves podem ser observadas. Se é amante da natureza e tem particular interesse na avifauna, está no lugar certo.
Ao longo de todo o ano, em diversos pontos e distintos habitats, apure os sentidos, observe formas, cores e movimentos, escute cantos e chamamentos, surpreenda-se com aquela espécie mais rara que não esperava ver. Com a ajuda de uns binóculos ou só a olho nu, maravilhe-se com o seu voo gracioso e não se esqueça da máquina fotográfica para fixar momentos que gostará de recordar.
Ao visitar Monchique e a serra que tem o mais alto ponto do Algarve, é provável que aviste grandes aves de rapina como a águia-real, a águia de Bonelli, a águia-cobreira e o bufo-real. A importância ornitológica da serra de Monchique passa também pelas inúmeras espécies passeriformes atraídas pelos seus densos bosques.
Mais a sul, no Estuário do Arade, em Portimão e também na Ria de Alvor, considerada o sistema estuarino mais importante do Barlavento Algarvio, poderá observar sobretudo aves limícolas. A partir da praia de Alvor, siga por um passadiço que percorre todo o cordão dunar ao longo do qual é possível observar toda a ria. Entre as espécies mais interessantes que ali poderá observar incluem-se o flamingo-rosado, a chilreta, a alvéola-amarela e o pisco-de-peito-azul.
Sem locais adicionados neste dia
Não existem pontos para esta categoria
Não existem pontos para esta categoria
Não existem pontos para esta categoria