O Algarve ainda mantém bem vivas as tradições da época natalícia e, ainda que a pandemia nos sujeite a viver esta altura de uma forma diferente, é importante que se mantenha vivo o espírito destas tradições que ano após ano se repetem, se recriam e ganham vida um pouco por todo a região.
Montam-se os tradicionais presépios, decoram-se as ruas e os monumentos com motivos alusivos à época e, à mesa dos algarvios, não faltam as deliciosas iguarias tradicionais que se partilham em família, como o polvo e o galo ou o célebre litão, as filhós e as azevias de batata-doce.
As músicas e iluminações natalícias nas ruas inspiram as compras dos presentes que habitualmente se trocam após a ceia de Natal, à meia-noite, ou na manhã do dia 25.
Nas feiras e mercados encontra-se a riqueza dos sabores tradicionais, peças de artesanato local, que, conjugados com a animação musical, eventos culturais, workshops e outras atividades dedicadas à época, proporcionam experiências para toda a família.
A música e o canto são uma outra forma de evocar o nascimento de Cristo e, em dezembro, sucedem-se vários concertos alusivos ao Natal que trazem à região os mais prestigiados grupos corais.
Um pouco por toda a região, grupos de charoleiros e janeireiros populares percorrem vilas e aldeias, cantando de porta em porta em louvor do Deus Menino, desejando a todos um feliz ano novo.
Como vê, não faltam bons motivos para um Natal passado em família no Algarve!