A construção da Igreja da Misericórdia de Tavira teve início no ano de 1541, sendo concluída uma década depois. Trata-se de um templo com cobertura de madeira e três naves com quatro tramos assentes em colunas de capitéis renascentistas.
O portal principal, que tal como o corpo da igreja foi da autoria de André Pilarte, é considerado uma obra-prima do Renascimento algarvio. Apresenta no remate três figuras esculpidas de grande qualidade de Nossa Senhora e dois apóstolos.
Relativamente à ornamentação interior, destaque para o retábulo da capela-mor e os dois altares colaterais, construídos em 1722 e 1723 segundo o chamado estilo “barroco nacional”.
Igualmente interessantes são os magníficos azulejos que revestem a parte inferior das paredes da igreja. Feitos em Lisboa cerca de 1760, este conjunto é composto por dezoito painéis representando as Obras de Misericórdia.
Destaque ainda para uma excelente pintura da Imaculada Conceição, datada de 1730, com autoria do pintor italiano Giovanni Odazzi.
Finalmente, repare-se nas diversas imagens dos séculos XVII e XVIII, colocadas nos diversos altares.