VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo

Igrejas e Conventos

Igreja Matriz de Santa Maria do Castelo

Tavira

Construída na segunda metade do século XIII, no local onde anteriormente se situara a mesquita de Tavira, a Igreja de Santa Maria do Castelo foi construída segundo o estilo gótico, como comprova o seu portal ogival, mas sofreu estragos consideráveis aquando do terramoto de 1755, pelo que foi necessário proceder à sua reconstrução.

O projeto ficou a cargo do arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, que teve a preocupação de manter a estrutura original da igreja – três naves e quatro tramos -tendo aproveitado a cabeceira e algumas capelas laterais, caso da Capela do Evangelho, de estilo gótico, e da Capela do Senhor dos Passos, de estilo manuelino mas revestida com azulejos do século XVII.  

Relativamente à ornamentação interior, merece destaque a capela-mor, onde se vê um retábulo do início do século XIX de arquitetura simulada (pintada). Nas paredes laterais da capela-mor observam-se duas inscrições medievais que assinalam a presença do túmulo de D. Paio Peres Correia e dos seis cavaleiros que morreram na reconquista cristã de Tavira.

Igualmente interessantes são o retábulo da Paixão, de estilo rococó, e o retábulo neoclássico do batistério, que incorpora uma bonita pintura do final do século XVIII representando a assunção da Virgem Nossa Senhora, e cuja autoria se atribui ao italiano Corrado Guiaquinto.

Nesta igreja, oportunidade ainda para visitar uma exposição de arte sacra com imagens e pinturas datadas dos séculos XV a XIX.

Contactos

  • Tavira

  • Tavira

  • 281 326 286 (Paróquia de Santa Maria)

Características

  • Património Cultural

  • Igrejas e Conventos

  • Paga

  • Aberto ao Público

  • Classificada Monumento Nacional

  • De segunda a sexta-feira, das 10h00 às 17h00 e sábados das 10h00 às 13h00

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Guias

Guias para viver o Algarve

Guias para viver o Algarve

Os guias contam-lhe tudo. Para passear livremente, precisa apenas de um guia digital. Ou de vários. Aceda às publicações de vinhos, receitas, rotas, praias, aves e património do cantinho mais famoso de Portugal.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade