VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Convento de Nossa Senhora da Assunção e Museu Municipal de Faro

Igrejas e Conventos

Convento de Nossa Senhora da Assunção e Museu Municipal de Faro

Faro

A construção do Convento de Nossa Senhora da Assunção teve início em 1519, por iniciativa de duas religiosas naturais de Beja, que contaram com o patrocínio da Rainha D. Leonor, então donatária da Vila de Faro.

A primeira campanha de obras foi tardo - gótica, mas cerca de 1530 a nova donatária da Vila, Rainha D. Catarina, mulher de D. João III, patrocinou uma segunda campanha de obras que introduziu o estilo renascentista no claustro e no portal exterior da igreja.

Concluído em 1548, o claustro é um dos primeiros exemplares de uma tipologia de claustros proto-renascentistas em Portugal. Entre os pormenores decorativos podemos observar gárgulas com formas grotescas e seres fantásticos característicos do primeiro Renascimento.

Igualmente característico da arquitetura deste período é o portal principal, que à semelhança do claustro se deve ao mestre Afonso Pires e apresenta uma moldura retangular enquadrada por pilastras de fino recorte.

Atualmente funciona neste edifício o Museu Municipal de Faro, criado em 1894, que apresenta ao público uma interessante exposição de pintura antiga, com obras de pintores portugueses, italianos e espanhóis, datadas dos séculos XVI a XIX, e ainda três exposições de arqueologia onde é possível encontrar coleções de cerâmica islâmica e de epigrafia, escultura e mosaico romano.

Contactos

  • Faro

  • Faro

  • 289 870 827

Características

  • Património Cultural

  • Igrejas e Conventos, Museus

  • Paga

  • Aberto ao Público

  • Classificado Monumento Nacional

  • No inverno, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00; sábado e domingo, das 11h30 às 17h00. No verão, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 19h00; sábado e domingo, das 11h30 às 18h00

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Guias

Guias para viver o Algarve

Guias para viver o Algarve

Os guias contam-lhe tudo. Para passear livremente, precisa apenas de um guia digital. Ou de vários. Aceda às publicações de vinhos, receitas, rotas, praias, aves e património do cantinho mais famoso de Portugal.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade