VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Fortaleza de Sagres

Castelos e Fortalezas

Fortaleza de Sagres

Vila do Bispo

Situada no cabo de Sagres, famosa pela sua beleza ímpar, a Fortaleza de Sagres deve a sua origem ao infante D. Henrique, que aqui instituiria uma vila e viria a falecer em 1460.

Da muralha mandada construir por D. Henrique pouco resta, uma vez que a fortaleza foi reconstruída no século XVI e na segunda metade do século XVIII, altura em que foi adaptada ao sistema defensivo “vauban”.

A entrada desta fortaleza abaluartada constitui um bom exemplo da arquitetura neoclássica. No interior estão à vista alguns canhões, um torreão quinhentista e ainda a Igreja de Nossa Senhora da Graça, construída no século XVI no preciso local onde antes estivera a Igreja de Santa Maria, fundada pelo infante mas destruída pelo corsário inglês Francis Drake, em 1587.

Uma das atrações mais expressivas da Fortaleza de Sagres é sem dúvida a “rosa-dos-ventos”, um relógio de sol que muitos pensam ser contemporâneo ao infante.

Local de profundo valor histórico e simbólico, o monumento oferece aos visitantes a oportunidade de redescobrirem o glorioso período das descobertas marítimas e de apreciarem uma das paisagens mais belas do mundo.

Contactos

  • Vila do Bispo

  • Sagres

  • 289 896 070 (Direção Regional de Cultura do Algarve) | 282 620 142 (Fortaleza de Sagres)

Características

  • Património Cultural

  • Castelos e Fortalezas

  • Paga

  • Aberto ao Público

  • Classificada Monumento Nacional

  • De outubro a abril, das 09h30 às 18h30; de novembro a março, das 09h00 às 17h30; maio, junho e setembro, das 09h30 às 20h00; julho e agosto das 09h30 às 20h30. Encerra 1.º de maio e 25 de dezembro

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Guias

Guias para viver o Algarve

Guias para viver o Algarve

Os guias contam-lhe tudo. Para passear livremente, precisa apenas de um guia digital. Ou de vários. Aceda às publicações de vinhos, receitas, rotas, praias, aves e património do cantinho mais famoso de Portugal.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade