VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Parque Natural da Ria Formosa

Parques Naturais

Parque Natural da Ria Formosa

Olhão

Fazendo a transição entre o mar e a terra, a Ria Formosa é um sistema lagunar de grandes dimensões, que se estende ao longo de 60 km da costa sotavento do Algarve e ocupa cerca de 18 mil ha, entre a península do Ancão no concelho de Loulé e a Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António.

É a mais importante zona húmida do sul de Portugal e inclui uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, matas, áreas agrícolas, o que propicia também uma enorme diversidade de fauna e de flora.

Classificada como zona húmida de interesse internacional, a Ria Formosa é referência pela sua avifauna. Constitui local de invernada de aves provenientes do norte e centro da Europa, é zona de passagem de rotas migratórias e abriga espécies raras como é o caso da galinha-sultana (Porphyrio porphyrio), símbolo do parque.

Do ponto de vista botânico, destaca-se pela vegetação das zonas de dunas e de sapal.

Autêntico viveiro de espécies marinhas, é também um centro de produção de moluscos bivalves. 

Não deixe de partir à descoberta deste Parque Natural, visitando as cidades e vilas que se desenvolveram em comunhão com a Ria, desfrutando dos vastos areais das ilhas-barreira, percorrendo os trilhos pedestres que o atravessam ou através de passeios de barco.

Encante-se com a graciosidade das aves aquáticas e apure o olhar porque poderá eventualmente avistar outro importante habitante da Ria Formosa: o camaleão.

Contactos

  • Centro de Educação Ambiental de Marim

  • 8700

  • Olhão

  • 289 700 210

  • 289 700 219

  • pnrf@icnf.pt

  • www2.icnf.pt/portal/ap/p-nat/pnrf

Características

  • Natureza

  • Parques Naturais

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Guias

Guias para viver o Algarve

Guias para viver o Algarve

Os guias contam-lhe tudo. Para passear livremente, precisa apenas de um guia digital. Ou de vários. Aceda às publicações de vinhos, receitas, rotas, praias, aves e património do cantinho mais famoso de Portugal.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade