VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Melhor Destino de Praia

Melhor Destino de Praia

Não são as “mil e uma” praias do Algarve, mas poderiam ser. São duzentos quilómetros de areais dourados a perder de vista, com praias para todos os gostos, que têm contribuído para colocar o Algarve nas bocas do mundo.

Motivos não faltam, senão vejamos: em 2021, 87 delas foram distinguidas com a Bandeira Azul, símbolo europeu de qualidade para os banhistas atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, pela qualidade da água, a segurança, a limpeza e a diversidade de serviços; 76 receberam o galardão Qualidade de Ouro – conferido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza -, que distingue as zonas balneares com melhor qualidade da água; 11 foram ainda qualificadas como praias Zero Poluição, de acordo com a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável. E entre estas, contam-se ainda 46 praias acessíveis.

É este o cenário que tem colocado o Algarve no topo dos principais rankings turísticos internacionais, com destaque para algumas das suas praias, consideradas, unanimemente, verdadeiras pérolas. E como se estes não fossem suficientes, temos ainda outros motivos de orgulho.

A região foi eleita pela primeira vez Melhor Destino de Praia do Mundo nos World Travel Awards, os Óscares do Turismo, em novembro de 2020, renovando, em simultâneo, o título de Melhor Destino de Praia da Europa, troféu que a região já conquistou em 2012, 2013, 2015, 2016, 2017 e 2019.

O Algarve foi ainda distinguido em 2020 como Melhor Destino de Verão nos Irish Travel Industry Awards 2020, pela Associação dos Agentes de Viagens Irlandeses.

Já no ranking das 25 Melhores Praias da Europa do 2020 Travellers’ Choice TripAdvisor, surgem duas praias do Algarve, a praia da Falésia, em 22.º lugar e a praia da Rocha em 24.º lugar.

A European Best Destinations, o site oficial dos melhores destinos da Europa, colocou o Algarve no mapa dos Melhores Destinos Europeus para Férias na Praia em 2020.

Ainda em 2020, a Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo, elegeu o Algarve - "com algumas das mais belas praias da Europa e mais de 330 dias de sol por ano" - entre as melhores regiões europeias para os americanos viverem.

Num universo menos especializado, um portal com o impacto mundial do "Huffington Post" chegou mesmo a declarar a zona referente à Ponta da Piedade, em Lagos, como "provavelmente a praia mais bonita do mundo". E estas são apenas algumas das muitas distinções que, nos últimos anos, têm sido atribuídas às paradisíacas praias algarvias. Se ainda tem dúvidas, nada melhor do que fazer a sua própria avaliação. Venha até cá e visite as “mil e uma” praias em qualquer altura do ano. No final, temos a certeza que terá certamente mil e um motivos para querer voltar.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade