VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Vela

Vela

Navegar à vela pela costa algarvia é uma experiência gratificante, bela e relaxante. Com amigos, em família, em alta competição, em salutar desporto ou em aprendizagem, o Algarve dá cada vez mais cartas neste desporto náutico e é palco de vários eventos internacionais.

A arte de dominar ventos, marés, pano e cordame não é nova para os portugueses. Está-lhes no sangue. E está a contagiar cada vez mais velejadores de todo o mundo. Profissionais ou amadores, proprietários, convidados ou tripulantes, encontram aqui o Cabo de São Vicente, cabo situado no extremo sudoeste de Portugal continental.

Todos os anos, em fevereiro, Vilamoura acolhe o Torneio Internacional de Vela do Carnaval e tantos outros eventos internacionais deste desporto são disputados em águas do Algarve.

As Marinas em Albufeira, Lagos, Portimão, Vilamoura e os Portos de Recreio de Tavira, Olhão e Guadiana (Vila Real de Santo António) e a Doca de Recreio de Faro são, todos eles, locais equipados com as mais diversas condições e onde poderá encontrar escolas e clubes de vela, empresas de aluguer de embarcações e outras estruturas de apoio.

Passar das águas do Algarve para as de Espanha ou de Marrocos, ou reviver a navegação do passado em veleiros históricos são alternativas que enriquecem a experiência de quem percorre a região à vela, ao sabor do vento e das ondas. Das simples embarcações de recreio aos sofisticados veleiros de alta competição, as velas pontuam os mares do Algarve.

Largar a âncora e mergulhar nas águas cálidas e transparentes, ver o pôr-do-sol junto às falésias ou deixar-se simplesmente embalar e relaxar, entrar pelas lagoas e rias ou sair para o mar alto são apelos que a liberdade da vela e as condições naturais da região permitem. Em terra, quer seja em curtas ou em mais demoradas estadias, o Algarve tem para oferecer tudo o que faz dele, durante todo o ano, um dos destinos mais procurados da Europa.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade