VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Mergulho

Mergulho

O Algarve tem condições de mergulho de exceção, sobretudo no outono e primavera, quando as águas são mais transparentes e amenas.

Um pouco por todo o Algarve existem escolas, centros de mergulho e atividades para mergulhadores mais ou menos experientes. Necessita apenas de uns óculos, umas barbatanas e um snorkel, para contemplar o impressionante colorido do mundo subaquático algarvio, pleno de vida e de encantos desconhecidos.

Mergulhe na companhia de cavalos-marinhos, cabozes, chocos, moreias, polvos, sargos, lulas, peixes-lua, corais, gorgónias, esponjas, anémonas, nudibrânquios. Sabia que perto da praia do Vau existe um local chamado “Jardim dos Nudibrânquios”, devido às várias espécies de nudibrânquios que lá habitam?

Existem mais de 50 locais de mergulho ao longo da costa algarvia. Um dos que não poderá deixar de visitar é a Ponta da Piedade. Se acha que é um local bonito à superfície, imagine quando mergulhar e encontrar passagens naturais escavadas na rocha pela mão do mar.

Explore os vestígios dos naufrágios que fazem parte da história da região. Visite os destroços de navios, cargueiros e bombardeiros que abandonaram a guerra e se transformaram em recifes de paz onde muitas espécies marinhas fizeram a sua casa, como por exemplo os cardumes de garoupas, santolas, polvos, camarões e lavagantes.

Em Vila do Bispo, na Boca do Rio, frente à praia da Salema, há inclusivamente um museu subaquático, com despojos arqueológicos devidamente assinalados.

Na zona de Portimão, a duas milhas da costa, encontram-se os recifes artificiais de Alvor. Aqui os mergulhadores contam com as emoções extraordinárias do parque subaquático Ocean Revival, composto por quatro navios de guerra da Marinha Portuguesa que foram afundados naquele local e que em conjunto formam um recife artificial único no mundo.

Com infraestruturas turísticas capazes de responder a todos os tipos de solicitações, o Algarve tem um fascinante mundo subaquático por descobrir. Viver o Algarve em profundidade, na sua plenitude e em todas as suas dimensões, seja qual for a época do ano, é um privilégio que muitos mergulhadores já tiveram. Agora só falta você.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade