VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Ilha da Culatra

Para alcançar a Culatra atravessa-se a área lagunar da Ria Formosa. Vale a pena alongar a vista pela paisagem marítima e, na baixamar, observar os sapais e as inúmeras aves que buscam alimento na vasa.

O desembarque faz-se na povoação da Culatra; este núcleo piscatório remonta a finais do séc. XIX e dava apoio às campanhas sazonais das armações de atum. Atualmente destacam-se as embarcações e artes do porto de pesca a nascente do cais de embarque, e os viveiros onde se cultiva ameijoa-boa e ostra, a poente do cais.

Atravessada a povoação, um passadiço transporta os visitantes através do amplo sistema dunar. Alguns canais cruzam as areias, tornando-se alagadiços na preia-mar. Nestes locais crescem plantas de sapal, por exemplo o valverde-dos-sapais e uma planta parasita de floração exuberante, a Cistanche phelypaea.

As condições ambientais nas dunas são duras: insolação e aridez, ventos salinizados, escassez de nutrientes e mobilidade das areias. Apenas espécies muito especializadas conseguem colonizar este meio. Ao longo da duna encontram-se plantas como o malmequer das-praias e os aromáticos perpétua-das–areias e tomilho carnudo (um tomilho exclusivo da costa sul). As espécies da fauna mais facilmente observáveis são insetos (borboletas e escaravelhos) e répteis (lagartixas e o sardão).

Ao longo da caminhada pelo areal observa-se a crista frontal da duna, onde domina o estorno e as plantas pioneiras que crescem na linha da maré, como o cardo marítimo, a eruca-marítima e a soda-espinhosa. Outros habitantes das dunas incluem as gaivotas, as gaivinas, como a chilreta, e, ainda, micromamíferos como os ratinhos-do-campo e os musaranhos.

O passadiço que atravessa a duna dá acesso a um miradouro debruçado sobre um dos recovos da Culatra. Os recovos são locais muito produtivos (bancos naturais de bivalves), de águas baixas, e favoráveis à observação de aves como o perna-vermelha, o maçarico-real, o pilrito-comum, a garça-branca, e a garça-real, entre muitas outras.

Concelho: Faro
Localização: Ilha da Culatra
Tipo: pedestre
Percurso Circular: não, linear
Distância: 5,6 km (ida e volta)
Duração média: 2 h
Subida acumulada: 20 metros D+
Tipo de caminho: passadiços de madeira e areal
Início do percurso: 36º 59' 41.94'' N 7º 50' 29.87'' W