Dando acesso à Lagoa dos Salgados, uma das zonas húmidas mais emblemáticas do Algarve para a observação de avifauna, este percurso percorre um mosaico harmonioso de habitats com elevado valor ecológico.
Na Lagoa dos Salgados, as manchas densas de juncal e caniçal escondem avifauna diversa. Esta lagoa costeira, alimentada pela ribeira de Espiche, é conhecida por abrigar espécies tão interessantes como o zarro-castanho, o camão, o colhereiro, o pernilongo ou a garça-vermelha. Regularmente encontram-se aqui grandes bandos de flamingos que utilizam a lagoa para descanso e alimentação.
A foz da ribeira de Espiche, de ligação intermitente com o mar, estabelece o limite entre os concelhos de Albufeira e Silves e as praias Grande e dos Salgados. Percorre se o extenso areal até ao passadiço de madeira que atravessa o cordão dunar da praia Grande.
Nestas areias afloram arenitos, uma rocha muito rendilhada que testemunha a existência de duna fóssil com cerca de 4000 anos. Na vertente marítima da duna observam-se plantas como os vistosos narciso-das-areias e cravo-das-areias. Fixando a crista dunar, surge o estorno, e, para o interior, sucede-se uma ondulante extensão arenosa onde domina a aromática perpétua-das-areias.
No sapal de Pera, junto à foz da ribeira de Alcantarilha, encontram-se as típicas comunidades de salgados: juncais, matos halófitos e prados salgados mediterrânicos. É frequente observarem-se aves como a gaivota-argêntea e o guincho, e limícolas investigando a vasa com os seus longos bicos.
Uma mancha de pinheiro-manso reveste uma arriba fóssil. Este afloramento rochoso data do Miocénico e constitui um concheiro, sendo abundantes os fósseis marinhos, como ostras, ouriços-do-mar e dentes de tubarão.
Nos campos de sequeiro de inspiração árabe, agora abandonados e ocupados por retamal, encontram-se ainda algumas amendoeiras, alfarrobeiras e figueiras. Avistam-se aqui antigos moinhos e celeiros que testemunham o passado agrícola da região.
Concelho: Silves
Localização: Pera / Praia Grande
Tipo: pedestre e, em parte, ciclável
Percurso Circular: não
Distância: 5,2 km
Duração média: 2 h
Subida acumulada: 60 metros D+
Tipo de caminho: caminhos de terra e areia e passadiço de madeira
Início do percurso: 1 – 37º 06' 19.58'' N 8º 20' 20.90'' W / 1a – 37º 05' 44.04'' N 8º 20' 11.70'' W