O percurso percorre habitats típicos da Ria Formosa, oferecendo a possibilidade de observação de avifauna aquática.
Ao longo do caminho entre o sapal e o campo de golfe, na baixa-mar, observam-se nos bancos de vasa os atarefados caranguejos boca-cava-terra, muitas espécies de limícolas(por exemplo, o alfaiate e o pernilongo), e ocasionalmente, mariscadores na apanha de bivalves. Na margem da água, e com atenção, é possível detetar um dos inúmeros olheiros da ria a borbulhar (surgências de água doce). Observam-se aqui as típicas plantas suculentas adaptadas aos solos salinos encharcados e, em terreno mais enxuto, o Limoniastrum monopetalum, um arbusto exclusivo da costa sul que exibe exuberante floração lilás.
Na mancha de pinhal manso surgem plantas como a aroeira, a esteva, o saganho-mouro, aromáticas como o tomilho e o rosmaninho, e a palmeira-anã, a única palmeira nativa da flora europeia. Aves como a pega-azul ou a poupa são comuns e, com sorte, pode até observar-se o camaleão, um réptil adaptado aos pinhais costeiros do Algarve.
Um lago de água doce com densa vegetação palustre (sobretudo tabúa e caniço) apresenta-se como um dos sítios mais interessantes do Algarve para observar aves, entre as quais o camão (símbolo do PNRF) e outros ralídeos, bem como patos, garças, mergulhões, gaivotas e andorinhas-do-mar, entre outras. O observatório de aves proporciona ao visitante um bom ponto de observação para o lago. Na época estival poderá ainda ver as espécies de cágados nativas de Portugal: cágado mediterrânico e cágado-de-carapaça-estriada.
Neste local, bem enquadrado por grandes alfarrobeiras típicas da região mediterrânia, as ruínas de tanques de salga de peixe (cetárias) testemunham a presença romana na região; nestes tanques fabricava-se o garum, um molho resultante da maceração de peixes e crustáceos, muito apreciado pelos romanos.
Concelho: Loulé
Localização: Quinta do Lago
Tipo: pedestre e ciclável
Percurso Circular: não, linear
Distância: 3,3 km (ida e volta)
Duração média: 1h30m
Subida acumulada: 55 metros D+
Tipo de caminho: caminho de terra
Início do percurso: 37º 01' 41.76'' N 8º 01' 15.72'' W