VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Marinas e portos de recreio

Marinas e portos de recreio

Os adeptos do mar são exigentes quando decidem passar umas horas em terra. No turismo náutico, repouso e animação equilibram-se como a própria embarcação. Por todo o Algarve, as marinas e portos de recreio acrescentam às condições naturais, geográficas e climatéricas, infraestruturas de lazer e conforto ímpares.

Lagos, a capital dos Descobrimentos, não parou no tempo. Situada numa das maiores baías da Europa, com cerca de quatro quilómetros de amplitude, a Marina de Lagos é ponto ideal de encontro com a vida do Algarve.

Ainda no barlavento, passando o areal dourado da Meia Praia, fica a Marina de Portimão, eleita para inúmeros eventos internacionais de alta competição. Atracar aqui é também descobrir o cenário deslumbrante da foz do Rio Arade e da Ria de Alvor.

Rumo a sotavento encontra-se a Marina de Albufeira. A centralidade, com meio Algarve pela proa e meio pela ré, faz desta marina uma escolha natural para quem procura a movimentada vida noturna ou para quem prefere contemplar as formações rochosas das falésias ou a vida marinha.

E da Marina de Vilamoura, a maior do país, o que dizer? Por onde começar? Pelas 12 distinções consecutivas de Melhor Marina de Portugal, talvez. Ou pelo galardão de Melhor Marina Internacional atribuído pela TYHA em 2015, 2016, 2017, 2019, 2020, 2021 e 2022 que resume na perfeição o que os velejadores e proprietários de embarcações disseram com a sua votação: esta é a melhor entre as melhores marinas do mundo.

Atestando a qualidade das quatro marinas do Algarve, todas hastearam a Bandeira Azul em 2022, um certificado que reconhece o cumprimento de regras de ambiente, segurança e conforto dos utentes.

Para além das marinas, o Algarve dispõem ainda de 6 infraestruturas de suporte ao turismo náutico, que totalizam mais de 3960 postos de amarração. Abra as velas e atraque nos portos de recreio de Portimão, Olhão e Vila Real de Santo António, ou ainda nas docas de recreio de Portimão e Faro ou no cais Bartolomeu Dias de Portimão.