VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Percurso do Castelo de Paderne

A caminhada percorre um vale estreito, no qual serpenteia a Ribeira de Quarteira, e sobe ao Castelo de Paderne, imóvel de interesse público. A ribeira exibe um dos seus troços mais bem conservados e encontram-se alguns dos engenhos ligados à gestão tradicional da água.

O Castelo de Paderne constitui um dos melhores exemplares nacionais de construção em taipa militar. Data do séc. XII (Califado Almóada) e foi um dos últimos castelos tomados na reconquista cristã. O castelo configura um polígono irregular, tendo apenas uma torre, exterior e maciça, a torre albarrã. Destaca-se a intensa cor ocre que contrasta com o verde denso do matagal mediterrânico.

A Ponte do Castelo, de feição romana, tem origem medieval e foi construída para dar apoio ao castelo. Mantém 3 arcos e 2 talha-mares em forma de prisma triangular. Na proximidade da ponte, encontram-se as ruínas de um moinho de água (Moinho da Alfarrobeira), bem como da antiga casa do moleiro e do forno.

Na vertente umbria do vale, desenvolve-se um matagal onde dominam o zimbro, o carrasco, o medronheiro, a palmeira-anã, a aroeira e lianas diversas. Alfarrobeiras e oliveiras antigas ladeiam o caminho, e, nas margens da ribeira, encontra-se a única população mundial conhecida de um pequeno narciso (Narcissus willkommii). A vertente soalheira do vale exibe matos mais esparsos: sargaçais, tomilhais e rosmaninhais. Aqui encontra-se a Centaurea occasus, um cardo endémico do barrocal algarvio.

Junto ao açude do castelo, encontra-se uma azenha, herança do período árabe. Também a fauna faz bom uso da presença de água na ribeira; há registos da presença da lontra, da doninha e do ouriço-cacheiro, bem como de anfíbios e de inúmeras aves aquáticas (como a garça-real e a garça-branca) e passeriformes (alvéolas, rouxinóis, toutinegras, tentilhões, entre outros). A vegetação ripícola inclui as espécies típicas das linhas de água torrenciais: freixo, loendro, tamargueira e canavial.

Concelho: Albufeira
Localização: 
Castelo de Paderne
Tipo: 
pedestre
Percurso Circular: 
sim
Distância: 
3,2 km
Duração média: 
1h30
Subida acumulada: 
117 metros D+
Tipo de caminho: 
caminhos de terra e algo pedregosos
Início do percurso:
37º 09' 36.40'' N 8º 12' 03.80'' W

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade