VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Praia das Furnas

Vila do Bispo

A praia surge encaixada na foz de uma ribeira temporária, cuja vegetação ribeirinha e pequenos seixos chegam ao areal. Na margem nascente existe um pequeno bosque de eucaliptos com matos de barrocal no sub-coberto, por vezes utilizado para campismo selvagem. O areal aqui é largo, com uma pequena duna onde se observam plantas como o estorno, estendendo-se amplamente para Leste, já que a poente um enorme esporão rochoso delimita a praia. Exuberantes matos endémicos de zimbro e vegetação adaptada à salsugem revestem esta arriba calcária. O Zavial é muito procurado por surfistas, sendo o troço nascente da praia mais tranquilo, com arribas muito recortadas e formações rochosas a que localmente se chamam furnas. É possível aceder a este troço da praia caminhando pelo areal ou pelo topo da arriba. Nas imediações do Zavial podem ser visitadas as ruínas de uma fortificação do séc. XVII. Para nascente do Zavial surge a pequena Praia das Furnas, que deve o seu nome ao recorte da arriba, intensamente erosionada pelos elementos e onde se formaram as furnas: enormes sapas (cavidades escavadas na base da arriba) e grutas. Os matos litorais estendem-se até ao areal, onde também desagua uma pequena ribeira. É uma praia muito tranquila.

Acesso: Viário alcatroado a partir da povoação da Raposeira (EN 125), seguindo na direcção do Zavial ou da Ingrina, durante cerca de 5 km. Estacionamento não ordenado, com equipamentos de apoio (restaurante e WC) e vigilância na época balnear. O acesso à Praia das Furnas faz-se por um caminho de terra batida a partir da povoação da Figueira (cerca de 2 Km), não possui estacionamento ordenado nem equipamento de apoio ou vigilância. Orientação: sudoeste (Zavial e Furnas).

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.