VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Percursos Ciclismo de Estrada

Percursos Ciclismo de Estrada

O Algarve oferece condições extraordinárias para a prática do ciclismo nas mais variadas vertentes. As características geográficas, orográficas e climatéricas da região, aliadas à qualidade e diversidade das vias e à sua riqueza histórica, cultural e social, favorecem este destino de excelência para uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos em todo o Mundo.

Com as suas extensas praias de areia dourada, que formam uma encantadora orla costeira animada por modernas vilas e cidades, a par das zonas do interior onde repousam acolhedoras aldeias, o Algarve desdobra-se em atracões naturais e encantos genuínos para conquistar residentes e visitantes. Do sofisticado litoral aos antigos caminhos do barrocal, passando por estradas torneadas pela abundante natureza que se abre em amplos vales, serras e florestas, são inúmeras as oportunidades que esta região soalheira nos propõe para passeios inesquecíveis durante todo o ano.

Promover este importante destino e as suas apetências para as atividades de lazer, é o objetivo do primeiro guia “Algarve, Percursos de Ciclismo de Estrada”, que reúne 41 itinerários diferentes, permitindo a residentes e turistas descobrir a região de uma forma ativa e sustentável, utilizando a bicicleta através de vias rodoviárias selecionadas. A pensar nos ciclistas mais experientes e nos atletas de competição, foi elaborado também um capítulo exclusivo para a respetiva prática, que inclui zonas de subida para treino específico.

De forma a fazer desta uma experiência inclusiva e acessível a todos os utilizadores da bicicleta, desde os principiantes aos praticantes regulares ou intensivos, foram criados quatro níveis de dificuldade, definidos pela respetiva distância e altimetria dos percursos. Assim, encontramos identificadas a verde, as opções de baixa dificuldade, enquanto as de dificuldade moderada surgem em cor azul, as mais difíceis a vermelho e as muito exigentes, a preto.

Num perfeito contraste com a extensão do território, a enorme diversidade geográfica, orográfica e ambiental do Algarve permitiu ainda organizar percursos distintos em três zonas da região: a Zona Este, que integra a área do Baixo Guadiana e os concelhos de Tavira, Olhão e parte do de São Brás de Alportel; a Zona Central que inclui os concelhos de Faro, Loulé, Albufeira e Silves e a Zona Oeste que abrange os concelhos de Portimão, Monchique, Lagos e a Costa Vicentina, nos municípios de Vila do Bispo e Aljezur.

Desafiar o turista para partir à descoberta de um Algarve caracterizado pela nobreza das suas gentes, ímpar nas suas tradições e belezas naturais e com uma importante diversidade biológica, é o convite patente neste guia, que procura dinamizar também a utilização da bicicleta na persecução de uma vida mais saudável e feliz.

Zona Este

Zona Este

Saber mais
Zona Central

Zona Central

Saber mais
Zona Oeste

Zona Oeste

Saber mais
Percursos Treino Desportivo

Percursos Treino ...

Saber mais

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade