VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Doces Regionais

Doces Regionais

Os queijinhos, ao contrário do que o nome sugere, são pequenos bolos tipicamente algarvios. Apresentam-se em forma de pequenos queijos redondinhos e são uma deliciosa alternativa aos bolinhos de amêndoa, sem cor mas com a mesma massa de amêndoa por fora e o mesmo interior de ovos-moles, tudo polvilhado com a finíssima e subtil película de açúcar que lhes dá a característica brancura.

Os queijos dão também o nome a uma criação feita à base de outra das estrelas da doçaria do Algarve: o figo. E não menos apelativos são os bolos de figo e amêndoa. Cheios, que é como quem diz recheados, com amêndoa, açúcar e chocolate, secos, torrados no forno, em estrela, os figos são elementos de destaque em qualquer montra de pastelaria ou confeitaria que se preze.

Podendo substituir o chocolate, a quem parece pedir emprestada a cor e a doçura, a alfarroba completa o trio de ingredientes mais utilizados na doçaria do Algarve. A torta de alfarroba, feita com farinha do fruto, é apenas uma das suas aplicações.

O Algarve tem também para oferecer tentações de herança conventual de comer à colher. Prepare-se para alguma dificuldade em resistir.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade