VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Mercados

Mercados

Seja sede de concelho ou de freguesia, rara é a localidade do Algarve que não tem um ou até mesmo mais mercados. Claro que também há os centros comerciais e os outros mercados, os hiper, os super, os mini. Mas não é bem a mesma coisa. Felizmente para quem aqui vive e para quem aqui vem, há por onde escolher. Em alguns dos mercados algarvios apetece entrar só de olhar, só porque são assim, só porque sim.

Os dois edifícios gémeos do Mercado de Olhão, por exemplo, são talvez o mais conhecido ex-líbris da cidade. Com os seus grandes torreões cilíndricos e paredes cor de tijolo, em terra de pequenas casas brancas e cúbicas, é ponto de passagem, paragem e visita obrigatória em qualquer passeio pela Avenida 5 de Outubro, à beira da Ria Formosa.

Não menos impressionante é o Mercado de Loulé, quer do ponto de vista arquitetónico quer pela miríade de cores e cheiros que cativam todos os sentidos. A recente intervenção de requalificação foi recompensada com a atribuição do Prémio Turismo de Portugal, que distingue infraestruturas de interesse público potenciadoras de novas visitas.

Em Silves a arquitetura do mercado é outra. Exemplo típico do período do Estado Novo também conhecido como “Português Suave”, a esfera armilar e as torres municipais de inspiração medievalista enquadram um espaço de tradição, qualidade dos géneros e da própria relação entre compradores e vendedores.

E há ainda Faro, Quarteira, Vila Real de Santo António, Portimão, Tavira e outros tantos, tantos mercados!

No Algarve, os mercados tradicionais oferecem a quem os visita muito mais do que uma montra de produtos frescos e locais.

Aqui a escolha é pela qualidade, pela frescura e, muitas vezes, também pelos melhores preços. São os produtos típicos, com certeza, mas também os conselhos de quem os sabe preparar. As hortaliças e frutas na sua época, os peixes e mariscos que trazem consigo o sabor a mar, são portas mágicas de entrada no mundo dos sabores do Algarve.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade