VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Cataplana Algarvia

Cataplana Algarvia

Cataplana não é apenas o nome deste utensílio de cozinha feito de cobre e em forma de concha, é também o nome dos pratos deliciosos que nele se confecionam. A cataplana é formada por duas partes côncavas unidas por uma dobradiça que, com a ajuda de dois fechos laterais, sela todos os ingredientes, o que faz que todos os sabores e aromas fiquem retidos e se misturem como em nenhum outro utensílio de cozinha.

Os alimentos são confecionados com uma cozedura hermética a vapor, de forma lenta e a temperaturas baixas. Este modo de cozinhar confere à comida um sabor único e característico que irá querer repetir.

Feitas originalmente a partir do cobre, hoje em dia existem no mercado cataplanas que podem ser utilizadas nas modernas placas de indução ou vitrocerâmica.

Pouco se sabe das origens da cataplana no Algarve, mas tudo indica que foi durante o período em que o Algarve esteve sob o domínio árabe que ela terá surgido. A sua criação pode ter sido inspirada nos muitos bivalves que povoam a ria Formosa.

De tempos antigos chegam-nos documentos que referem a abertura de uma cova no chão onde a cataplana era colocada sobre brasas incandescentes e coberta com areia. Este tipo de cozedura ao ar livre está documentada em registos históricos e, olhando para a forma da cataplana, é perfeitamente natural que assim tenha acontecido.

Ainda hoje este utensílio de cozinha é produzido por artesãos que moldam o cobre com pancadas de martelo lentas e certeiras que lhes conferem todo o seu encanto.

São inúmeros os pratos que podem ser confecionados numa cataplana. De toda esta variedade de receitas destacam-se as Amêijoas à Portimonense, Amêijoas na Cataplana, Perdizes com Amêijoas na Cataplana, Cataplana de Porco com Amêijoas, Cataplana de Tamboril, e podíamos enumerar muitas mais.

A cataplana tem, em junho, um festival que lhe é dedicado em exclusivo: a Festa da Cataplana em Castro Marim.

No livro «Cataplana Algarvia: Tradições e Recriações» poderá encontrar toda a história e receitas que pode confecionar com este prodigioso utensílio.

Experimente e surpreenda-se com todo os pratos que pode criar com a sua cataplana. Bom apetite.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade