No Algarve há restaurantes para todos os gostos. Desde a cozinha tradicional até à cozinha de autor pela mão de chefes que elevam os sabores algarvios ao expoente máximo e que colocam o Algarve no mapa das grande rotas gastronómicas.
Falamos, pois, dos restaurantes que alcançaram o universo das estrelas Michelin. São atualmente oito e ocupam lugar nas categorias de duas e uma estrela do reputado Guia. Com 2 estrelas, localizado na Estrada da Galé, em Albufeira, o Vila Joya, comandado pelo chefe Dieter Koschina, e o Ocean, no Vila Vita Parc Resort & Spa, nos Alporchinhos, em Lagoa, liderado pelo chefe Hans Neuner. Com 1 estrela Michelin mantêm-se o Vistas, o restaurante do Monte Rei Golf & Country Club, com o chefe Rui Silvestre, o Gusto by Heinz Beck, dirigido pelo chefe Heinz Beck, localizado no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, o Vista, na Praia da Rocha, em Portimão, liderado pelo chefe João Oliveira, o Bon Bon, no Carvoeiro, pela mão do chefe José Lopes, o Al Sud, em Lagos, pelo chefe Louis Anjos e o A Ver Tavira, em Tavira, pelo chefe Luís Brito.
Na categoria “Bib Gourmand”, que distingue os restaurantes com ótima relação qualidade/preço, estão também dois restaurantes algarvios: o Check-In, em Faro, do chefe Leonel Pereira (ex-chefe do São Gabriel), e o Avenida, dirigido pelo chefe Roeland Klein, em Lagos.
Da mais genuína cozinha regional algarvia às criações de autor de alguns dos maiores nomes da culinária nacional e internacional, o Algarve é uma extensa mesa posta de sotavento a barlavento, que convida à degustação, fruição e partilha de momentos únicos.
As sugestões que apresentamos são poucas e são, por isso mesmo, meras sugestões. Servem para lhe abrir o apetite para a imensa variedade de escolhas que a região reserva a quem a visita. Bom apetite!