VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Rota Omíada

O Algarve é o território português que teve a mais longa presença muçulmana (séculos VIII a XIII) , sendo o seu topónimo procedente do termo árabe al-Gharb (ocidente). Dessa presença histórica, muito ficou na cultura portuguesa, que hoje se pode testemunhar tanto na língua, em muitos vocábulos de origem árabe, como no património artístico e construído, em sítios arqueológicos, engenhos e artefactos. 

A Rota Omíada, itinerário turístico-cultural centrado no período de domínio omíada no mediterrâneo, abrangendo a Jordânia, o Líbano, o Egito, a Tunísia, a Sicília, Espanha (Andaluzia) e o Algarve, ilustra a profunda relação humana, cultural, artística e científica que se estabeleceu entre o Oriente e o Ocidente. 

Nas suas férias algarvias, não deixe de fazer esta viagem pelos caminhos antigos da região. Conheça o legado omíada no Algarve, visitando as 14 localidades que integram a rota, contemplando os vestígios de muralhas urbanas, os conjuntos palatinos fortificados, os testemunhos arqueológicos expostos nos museus e toda a diversidade paisagística e cultural do território. Aproveite para experimentar a gastronomia local e viver tradições ancestrais, levando consigo a memória de umas férias inesquecíveis.

Descarregue a app e conheça a nossa história com a ponta dos dedos.


Sistema iOS
https://itunes.apple.com/pt/app/rota-omiada-algarve/id1062250398?mt=8 Sistema

Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.rotaomiada.algarveomiada

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade