VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Faróis

Faróis

Foi no Algarve que brilhou em 1515 o primeiro farol de Portugal, no Cabo de São Vicente, no litoral de Vila do Bispo. Os frades utilizavam a torre do Convento de São Vicente para acender a luz que norteava os marinheiros. O atual farol deste cabo (de 1846) eleva-se a 28 metros. Do antigo convento restam arcos do claustro, cisternas, e da fortaleza que o protegia permanece a muralha. Dali se avista uma das mais belas paisagens da Europa, com arribas caprichosas e o infinito azul do Atlântico.

A Ponta da Piedade tem as falésias mais altas da costa sul e aí, a 51 metros acima do nível do mar, se ergue um farol. A sua construção não foi pacífica, por obrigar à demolição da secular Ermida da Senhora da Piedade, onde iam em romaria os marítimos.

O Farol da Ponta do Altar localiza-se no promontório junto à pitoresca povoação de Ferragudo (Lagoa) e permite espraiar a vista pelo mar, a foz do rio Arade e a cidade de Portimão. Também o Farol de Alfanzina ou do Carvoeiro (Lagoa), como lhe chamam os pescadores, se ergue em torre de 23 metros no promontório rochoso sobre o oceano Atlântico. O recorte caprichoso do litoral e as suas grutas servem de ninho e de poiso a inúmeras aves que, planando ou voando com infinita elegância, mergulham em busca de alimento.

Na torre de controlo da marina de Vilamoura ergue-se a construção laranja de 18 metros do farol de auxílio ao vaivém dos barcos de recreio, uma imagem cosmopolita do porto de abrigo de iates e veleiros.

A torre de 46 metros do Farol do Cabo de Santa Maria, rodeada de praias de areias finas e claras, domina o horizonte, frente às cidades de Faro e Olhão, na ilha da Culatra, parte do cordão dunar da ria Formosa.
Vigiando a foz do Guadiana, o Farol de Vila Real de Santo António, de torre cilíndrica branca com faixas pretas, encimada por lanterna vermelha, proporciona um excelente miradouro de onde se avista a baía de Monte Gordo e as terras de Espanha.

Mais informações sobre visitas aos faróis consulte aqui.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade