Faro instalou o Museu Municipal no Convento de Nossa Senhora da Assunção, na zona histórica, onde expõe um conjunto de pintura antiga e objetos da pré-história e das épocas romana e medieval. No Museu Regional do Algarve, vocacionado para a etnografia, pode-se apreciar a reconstituição da casa algarvia. O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão exibe artes de pesca e modelos de embarcações.
Em São Brás de Alportel, o Museu do Traje tem exposições de trajes tradicionais e arte popular. Olhão é terra de pescadores, e o Museu da Cidade fica na Casa do Compromisso Marítimo, que data do século XVIII.
Em Loulé, o castelo alberga o Museu Municipal, com exposições de arqueologia e etnografia. Vilamoura, Alte e Querença possuem também polos museológicos interessantes que merecem uma visita.
Sobranceiro ao rio Guadiana, o Castelo de Alcoutim alberga um Núcleo Museológico de Arqueologia com uma exposição de jogos de tabuleiro da época islâmica, únicos em Portugal. Em Castro Marim, o museu do Castelo tem uma exposição de achados arqueológicos da Idade do Bronze à Idade Média, além de uma vista fantástica sobre as salinas e o rio.
A traça Pombalina marca o centro histórico de Vila Real de Santo António, onde encontramos o Centro Cultural António Aleixo, que expõe pintura, escultura e fotografia, e deve o nome ao poeta popular algarvio.
O Museu Municipal de Tavira fica no Palácio da Galeria, reconstruído no século XVIII sobre os vestígios de um povoado fenício. As exposições incidem sobre a história e o património, e artes contemporâneas.
O Museu Municipal de Arqueologia de Silves exibe um poço cisterna árabe e exposições que abarcam oito mil anos de história. Em Lagos, o soberbo conjunto de talha barroca na Igreja de Santo António, que integra o Museu Municipal, é um dos tesouros artísticos do Algarve.
A etnografia mostra-se em todo o seu esplendor no Museu de Portimão, instalado na antiga fábrica de conservas de peixe Feu, junto ao Arade. Aqui poderá encontrar a exposição permanente que retrata a história da cidade desde a ocupação por comunidades pré-históricas até ao século XX. Visite ainda o Museu da Terra e do Mar, na Carrapateira, ou o Centro de Interpretação de Vila do Bispo para ficar a conhecer toda a riqueza etnográfica do Algarve.