VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Castelos e Fortalezas

Castelos e Fortalezas

Na costa oeste do Algarve, destaca-se o Castelo de Aljezur, construção militar árabe (século X) de extensas muralhas e duas torres. Um pouco mais a sul está a Fortaleza do Cabo de São Vicente e por fim a Fortaleza de Sagres, que encerra um profundo valor histórico e simbólico. Esta zona foi sistematicamente atacada por piratas e corsários, como o célebre Francis Drake. Na costa sul, a Fortaleza do Beliche protegia pescadores e pescarias.

As muralhas de Lagos e o Forte da Ponta da Bandeira, com fosso e ponte levadiça, abraçam a cidade e ampla baía.

O castelo de Silves é dos melhores exemplares em Portugal da arquitetura militar árabe, bem como o Castelo de Paderne (Albufeira), erigido em taipa e representado nas quinas da bandeira nacional.

A Fortaleza de Santa Catarina (Portimão) oferece uma vista esplendorosa sobre a foz do Arade. O Forte de São João do Arade, em Ferragudo, ocupa um local estratégico, tendo sido utilizado para fins militares até finais do século XIX, e convertido em residência privada desde então.

O Castelo de Loulé é também de origem árabe, mas foi reconstruído após a conquista da cidade aos mouros. As Muralhas de Faro rodeiam a Vila Adentro e datam de há cerca de dois mil anos. Os árabes (séculos IX a XI) ampliaram a construção, que engloba torres octogonais construídas pelos bizantinos.

Já o Castelo e as Muralhas de Tavira são fenícios, mas foram reconstruídos durante o período árabe. Restam ainda alguns troços, com magníficas vistas da cidade e do rio Gilão.

A pitoresca aldeia de Cacela Velha, sobranceira à ria Formosa, albergou ao longo dos séculos diversos povos, e a sua fortaleza medieval foi reconstruída após o terramoto de 1755. O Castelo Velho de Castro Marim, junto ao rio Guadiana, protegia a fronteira com uma muralha semicircular. Um monumento que oferece uma vista panorâmica esplêndida, tal como o Castelo de Alcoutim que espreita a aldeia de Sanlucar, na outra margem do Guadiana.