VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Rotas

Rotas

Conheça o Algarve passo a passo percorrendo a Via Algarviana, uma rota pedestre com 300 quilómetros, que percorre o interior algarvio, iniciando em Alcoutim, junto ao Guadiana, e terminando no cabo de São Vicente, em Sagres. Esta rota está dividida em 14 setores, que não excedem os 30 quilómetros cada. Retempere forças entre cada um dos percursos em casas de turismo rural, prove a gastronomia regional e aprecie o artesanato local, contactando diretamente com os artesãos e os habitantes locais.

Se preferir uma rota de bicicleta, a Ecovia do Litoral é uma boa alternativa, sendo composta por 12 segmentos e percorrendo o litoral algarvio nos seus cerca de 214 quilómetros. Pedale junto ao mar e atravesse 12 concelhos algarvios desde o quilómetro 0, no cabo de São Vicente – Sagres, até Vila Real de Santo António.

Se optar por conhecer no terreno a costa sudoeste do Algarve, a Rota Vicentina proporciona-lhe mais de 400 quilómetros de percursos pedestres entre o cabo de São Vicente e Santiago do Cacém. Percorra, a pé ou de bicicleta, o Caminho Histórico e as principais vilas e aldeias num itinerário rural com vários séculos de história e com ligação ao Caminho de Santiago e às peregrinações de São Vicente. Siga o Trilho dos Pescadores, uma rota complementar pelo litoral que só pode ser percorrida a pé e que é mais exigente do ponto de vista físico. Conheça os caminhos usados pelos locais no acesso às praias e pesqueiros.

Aventure-se ainda pela Rota da Cortiça, em São Brás de Alportel. Aqui ficará a conhecer toda a sequência de produção dessa fantástica matéria-prima. Comece nos sobreirais e termine no produto final, à sua saída das fábricas. Avance percursos pedestres adentro e visite espaços museológicos. Contacte com artes, ofícios e gastronomia local.

Venha ouvir de perto o bater do coração do Algarve.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade