VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Observação de Aves

Observação de Aves

O Algarve é uma região privilegiada para a observação de aves.

Aqui coexistem mais de 250 espécies, muitas delas raras, o que confere à região algarvia um encanto muito especial para observadores de aves, fotógrafos, ornitólogos e investigadores.

 

A grande diversidade paisagística do Algarve, e os seus vários ecossistemas, oferecem uma multiplicidade de experiências únicas. No Algarve é possível visitar diferentes zonas e espécies no mesmo dia.

 

O Algarve tem a maior riqueza de avifauna de Portugal e é ponto de passagem obrigatória para aves raras oriundas de África, Norte da América e Norte da Europa, como por exemplo: o perna-verde-fino, o pato-rabilongo, o grifo-pedrês ou o borrelho-ruivo.

 

Venha conhecer os 10 IBA (Important Bird Areas) à sua disposição e as infraestruturas de apoio à observação de aves, como os painéis informativos e postos de observação em pontos privilegiados.

 

Sabia que a Costa Vicentina é o único local do mundo onde a Cegonha-branca nidifica em falésias marítimas? Aqui podemos ver, ainda, ninhos da Garça-branca e da Águia de Bonelli, para além da Águia-pesqueira, da Gralha-de-bico-vermelho ou do Pombo-das-rochas.

 

Para facilitar o acesso a informação sobre os locais onde se podem observar aves, foi criado o Guia de Observação de Aves no Algarve, que inclui 32 roteiros em toda a região, bem como referências às diferentes espécies presentes no Algarve, entre residentes, nidificantes, invernantes e migradoras de passagem.

 

Caminhe pelo trilho de São Lourenço e conheça a zona limítrofe da Quinta do Lago. Ou então vá até à Lagoa dos Salgados para avistar as mais belas e raras espécies. A ria Formosa e a ria do Alvor, bem como todos os rios do Algarve, são espaços privilegiados para o birdwatching.

 

Todos os anos, no outono, quando muitas espécies migram para sul, tem lugar o Festival de Observação de Aves de Sagres, um dos momentos altos para os amantes desta atividade, com passeios dirigidos por especialistas que tornam ainda mais aliciante a observação.

Para além das aves, no Algarve também é possível observar libélulas e libelinhas. Vá até ao Sítio das Fontes, em Estômbar, e conheça este hot spot para a observação destes insetos maravilhosos.

 

Caminhe delicadamente pelos vários trilhos e ouça todos os sons maravilhosos que as aves do Algarve cantam exclusivamente para si. Deixe-se levar nas asas das aves do Algarve.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade