VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Praias com Falésias e Grutas

Praias com Falésias e Grutas

Prepare-se para paisagens paradisíacas, com falésias de formas extravagantes. Visite grutas e penhascos moldados pelo mar. E também algares (abismos naturais formados pela ação das águas), por debaixo dos quais existem complexas redes de galerias subterrâneas.

O algar do Padre Vicente, perto do Carvoeiro, é uma enorme cavidade que comunica com o mar, ampliando-lhe de forma impressionante o som das ondas.

O famoso algar de Benagil, em Lagoa, é chamado de “O Templo”. A pequena abertura no seu topo deixa entrar os raios de sol que iluminam o seu interior. É por isso tão especial que foi considerado pelo “Huffington Post” como uma das dez grutas mais fascinantes do mundo.

De dentro do mar erguem-se os leixões, grupos de rochas onde vivem gaivotas e outras aves marinhas como o Falcão Peregrino e o Francelho. Na praia Morena, em Lagoa, encontrará o leixão do submarino, cujo nome se deve à sua forma.

Mas há muito mais. Algumas praias têm ligação entre si através de túneis nos rochedos, como as praias da Solaria, da Batata, dos Estudantes, dos Três Irmãos e de Alvor. Umas são mais tranquilas, como as praias do Camilo, do Canavial, Porto de Mós e João de Arens. E outras mais frequentadas, como as praias de Dona Ana e da Rocha. A praia do Vau tem falésias constituídas por argilas a que se atribuem propriedades medicinais. E a praia da Marinha oferece grande diversidade de modelados rochosos. Comece já a sua expedição.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade