VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Salinas

Viveiros de sal marinho

As salinas que pintam de branco a paisagem, em espaços ainda hoje utilizados por uma atividade milenar, que aproveita a imensa costa algarvia para produzir sal marinho de elevada qualidade, cuja pureza e valor nutritivo são reconhecidos internacionalmente.

Nos concelhos de Olhão, Tavira e Castro Marim existem três núcleos importantes de salinas localizadas na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim, em Tavira e na Quinta do Ludo, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

Um labirinto de canais guia a água do mar, que escorre para tanques pequenos e pouco profundos onde repousa até que o calor do sol evapore a água deixando os cristais translúcidos a luzir.

Com uma situação geográfica e geológica de eleição, estes jardins de sal são o ponto de encontro entre a água docedo rio e a água salgada do Atlântico, reunindo, assim, as condições necessárias à criação de um produto natural, que preserva nutrientes marinhos e minerais importantes numa alimentação saudável e equilibrada.

Viveiros marinhos naturais que geram aproveitamento económico, ao mesmo tempo que proporcionam o equilíbrio ecológico e a preservação das espécies nas zonas de sapal dos parques naturais.

Pelo contraste entre o branco cintilante e o azul do mar, o pitoresco do labor, que formam paisagens inusitadas, as salinas são panoramas singulares, merecedoras de uma visita atenta.