VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Ilha Deserta (Barreta)

Bandeira azul

Ilha Deserta (Barreta)

Faro

O acesso faz-se por mar e vale sempre a pena atravessar os labirintos de areia e vasa da Ria Formosa. Enquanto o barco serpenteia por canais e bancos de sapal, há que prestar atenção às diversas aves que por aqui se alimentam.

Já na praia, o areal parece não ter fim; são cerca de 10 km de silêncio, tanto na praia marítima como na praia de ria. Estamos numa área completamente desabitada da Ria Formosa, em que as únicas edificações correspondem aos equipamentos de apoio ao uso balnear da praia e a algumas casas de aprestos. O cordão dunar mantém preservada a sua vegetação original bem como a capacidade de abrigar fauna, sobretudo aves que podem aqui nidificar tranquilamente, longe dos predadores naturais.

A partir do cais de embarque é possível fazer um percurso ao longo da face interna do cordão dunar (ria) e atravessando-o depois até chegar à praia, numa extensão de cerca de 3 km. Para nascente a ilha ganha robustez, configurando o cabo de St.ª Maria, o extremo meridional de Portugal Continental.

Mais informações

Notas: As correntes junto à barra são normalmente muito fortes. De modo a contribuir para a preservação do local, o cordão dunar deverá ser atravessado utilizando as passadeiras e passadiços.

Acesso de barco a partir de Faro (Cais da Porta Nova, estacionamento amplo e ordenado na proximidade do cais, no Largo de São Francisco), através de carreira regular (ferry), ou barco rápido, durante todo o ano ou mediante solicitação. Equipamento de apoio (restaurante, wc, apoio balnear - colmos e espreguiçadeiras) e vigilância durante a época balnear. Orientação: sul, sudoeste.

GPS
: 36°57'53.62"N 7°52'22.56"W

Facilidades

  • Bandeira Azul
    Bandeira Azul

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade