VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Praia de Albandeira

Praia de Albandeira

Lagoa

O caminho para a praia é estreito e sinuoso, seguindo por campos com matos mediterrânicos que vão ocupando os antigos pomares de sequeiro onde ainda se sente o aroma adocicado das alfarrobeiras. Mais perto do mar crescem exuberantes matos litorais com zimbro e espécies típicas das arribas como o funcho-do-mar, a barrilha, a salgadeira e o vistoso pampilho-marítimo, formando uma mancha verde que envolve a praia. O areal é pequeno e encontra-se dividido por um afloramento rochoso que origina abrigos, quase sempre aproveitados pelos banhistas, bem como piscinas naturais. Nas arribas que envolvem a praia é visível a ação modeladora do mar sobre a rocha, observando-se grutas escavadas na base da arriba. O ambiente cársico típico deste troço de costa, com as suas grutas, galerias subterrâneas e plataformas rochosas repletas de cavidades, é eleito por diversos animais, sobretudo aves marinhas e morcegos, como local de refúgio e de criação.

Mais informações

Nota: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas. Note-se que grande parte do areal se encontra inserida em faixa de risco de desmoronamento.
Acesso viário alcatroado a partir de Lagoa ou então da EN 125, virando para sul junto à Escola Internacional do Algarve e seguindo as indicações para a praia. Estacionamento amplo e informal. Equipamento de apoio (restaurante e wc) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.
GPS: 37° 5'27.84"N 8°24'0.72"W

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.