VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Praia Dona Ana

Bandeira azul

Praia Dona Ana

Lagos

Antes de iniciar a descida para a praia vale a pena alongar o olhar no pequeno miradouro e contemplar a linha de costa e as curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas doces e salgadas: leixões, algares e grutas. Nos leixões dispersos pelo horizonte brilham inúmeros pontos brancos: gaivotas, garças ou guinchos repousam nestas plataformas sobranceiras ao mar. Plantas com adaptações especiais à salsugem, como a barrilha ou a salgadeira, revestem as paredes rochosas. O areal da praia D. Ana desdobra-se em reentrâncias geradas pelo recorte da arriba, proporcionando recantos resguardados aos banhistas. Já dentro de água, um passeio de máscara e barbatanas revela um colorido diferente: algas, anémonas, estrelas-do-mar, ouriços, camarões ou cardumes de pequenos peixes, povoam os blocos rochosas imersos. Dona Ana é uma praia afamada e muito frequentada, tendo já sido considerada uma das melhores praias do mundo por publicações da especialidade.

Mais informações

Nota: Dada a possibilidade de ocorrência de derrocadas e de desprendimento de pedras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas, bem como precaução ao caminhar sobre o topo das mesmas, mantendo-se afastado do rebordo da arriba. Embora a praia tenha uso balnear, está classificada como praia de uso limitado uma vez que larga extensão do areal se encontra inserida em zona de risco de derrocada.

Acesso viário alcatroado a partir de Lagos seguindo as indicações para “praias” e Ponta da Piedade. A Praia D. Ana está sinalizada. Estacionamento amplo e ordenado. Equipamento de apoio (restaurante, wc e apoio balnear) e vigilância na época balnear. Orientação: sudeste.

GPS: 37° 5'30.27"N 8°40'9.55"W

Facilidades

  • Bandeira Azul
    Bandeira Azul

Registe ou atualize os dados da sua empresa

Aqui encontra o diretório de todas as empresas do Algarve. Se a sua empresa ainda não consta no site, clique em “Novo Registo” e preencha o formulário próprio. Se já faz parte do diretório e pretende fazer alguma alteração basta enviar um email para expediente@turismodoalgarve.pt indicando as alterações pretendidas.

Guias

Guias para viver o Algarve

Guias para viver o Algarve

Os guias contam-lhe tudo. Para passear livremente, precisa apenas de um guia digital. Ou de vários. Aceda às publicações de vinhos, receitas, rotas, praias, aves e património do cantinho mais famoso de Portugal.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade