VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Museu de Portimão

Antiga Fábrica de Conservas de Peixe - Feu Hermanos

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão, sediado na antiga fábrica de conservas de peixe S. Francisco (Feu & Hermanos, Lda), conta, através da sua exposição de referência “Portimão, Território e Identidade”, a história de Portimão desde os primeiros vestígios de ocupação do território há cerca de 5000 anos atrás, aos principais contactos com os vários povos que por aqui passaram, até às principais indústrias (conservas, fumeiros, construção naval, pesca) que marcaram o desenvolvimento do município antes do boom turístico, destacando-se ainda a figura do conterrâneo Manuel Teixeira Gomes.

Premiado nacional e internacionalmente, o Museu de Portimão integra a Rota Europeia do Património Industrial.

Para além da sua exposição permanente, propõe também visitas guiadas no exterior do edifício em percursos que dão a conhecer todas as antigas valências que a empresa conserveira e o edifício tinham, assim como antigos espaços contíguos como o estaleiro naval ou as oficinas de vazio. De volta ao interior da antiga fábrica, são explicados os atuais espaços do Museu com as suas antigas ocupações: cantina, creche, armazém geral, sala de enlatamento, escritórios, entre outros.

É ainda possível explorar o legado industrial da cidade, através de um passeio guiado pelos primeiros bairros sociais, edificados nos anos 30 e 50 e situados na zona circundante ao edifício do Museu.

Contacto para reserva de visita guiada:
E-mail: museu@cm-portimao.pt | Tel. +351 282 405 230

Para mais informação:
www.visitalgarve.pt/pt/462/museu-de-portimao.aspx
www.museudeportimao.pt