VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Mina de Sal-gema de Loulé

Circuitos e Serviços de Turismo

Por baixo da cidade de Loulé, na mina de sal-gema da Campina de Cima, surge um labirinto de galerias com várias cores e máquinas, que se constitui como o local turístico mais profundo de Portugal. Aí, a 230 m de profundidade, abraçam-se, em plena harmonia, a atividade extrativa de sal-gema e o turismo mineiro, proporcionado aos visitantes uma experiência única.

O convite para esta aventura subterrânea é feito por Fininho, a mascote da mina, e pelo seu amigo Salty. Num percurso com cerca de 1,3 km, é possível vivenciar inúmeras experiências, aprender novos conteúdos sobre geologia, engenharia, entre outras áreas, e desfrutar da beleza e grandeza das galerias desta mina, compostas por sal-gema com 230 milhões de anos.

Numa visita guiada por este roteiro subterrâneo, pode-se observar e comparar a evolução da maquinaria e das técnicas de extração mineira ao longo do tempo. Fica-se a conhecer a história de vida de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros e de outras artes, através da colorida exposição interpretada pelo artista contemporâneo Klaus Zylla. E para quem tem curiosidade sobre a história de Santa Bárbara, há ainda a opção de visitar, numa das galerias da mina, uma das maiores coleções dedicada a esta santa, incluindo esculturas, quadros e utensílios religiosos, provenientes de vários países, com dimensões e técnicas de execução diferenciadas.

Contacto para reserva de visita guiada:
E-mail: turismo@techsalt.pt | Tel. +351 925 969 369

Para mais informação:
www.techsalt.pt