O Algarve oferece excelentes condições para a prática do ciclismo nas suas diversas vertentes ao longo de todo o ano. É aqui apresentada uma rede de 20 percursos turísticos cicláveis, desenhados especialmente para os amantes da modalidade que procuram explorar a região de uma forma mais ativa.
De dificuldade técnica baixa, estes percursos desenvolvem-se em estradas rurais, municipais e caminhos de terra ou gravilha compactada, adequando-se a bicicletas de Touring ou Trekking e em formato de passeio.
Foram desenhados percursos circulares em todos os municípios do Algarve, com início e fim no mesmo local, que permite a visita a vários pontos de interesse turístico em cada concelho.
À parte destes percursos foi ainda desenhada uma grande travessia ao longo da zona do barrocal, cruzando toda a região. Com início em Vila Real de Santo António (no mesmo local onde se inicia a rota EuroVelo/Ecovia do Algarve) e término em Aljezur, tem uma extensão de 223 km e é um complemento às rotas já existentes, nomeadamente à EuroVelo 1 ou Ecovia do Litoral do Algarve, Rota Vicentina, Via Algarviana e GR22 (estas últimas duas mais vocacionadas para BTT).
Definiram-se 4 níveis de dificuldade para estes percursos tendo por base a dificuldade física dos percursos relativamente à sua extensão e metros de subida ascendidos:
• Nível 1: Fácil;
• Nível 2: Intermédio;
• Nível 3: Difícil;
• Nível 4: Muito Difícil.
Ao longo destes itinerários é possível conhecer de perto pequenas aldeias e vilas do Algarve que preservam ainda os seus hábitos e costumes, contactando de perto com toda a sua riqueza cultural, histórica e natural e, sobretudo, com a simpatia das suas gentes.
Bons passeios!