VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Percursos Cicláveis

Percursos Cicláveis

O Algarve oferece excelentes condições para a prática do ciclismo nas suas diversas vertentes ao longo de todo o ano. É aqui apresentada uma rede de 20 percursos turísticos cicláveis, desenhados especialmente para os amantes da modalidade que procuram explorar a região de uma forma mais ativa.

De dificuldade técnica baixa, estes percursos desenvolvem-se em estradas rurais, municipais e caminhos de terra ou gravilha compactada, adequando-se a bicicletas de Touring ou Trekking e em formato de passeio.

Foram desenhados percursos circulares em todos os municípios do Algarve, com início e fim no mesmo local, que permite a visita a vários pontos de interesse turístico em cada concelho.

À parte destes percursos foi ainda desenhada uma grande travessia ao longo da zona do barrocal, cruzando toda a região. Com início em Vila Real de Santo António (no mesmo local onde se inicia a rota EuroVelo/Ecovia do Algarve) e término em Aljezur, tem uma extensão de 223 km e é um complemento às rotas já existentes, nomeadamente à EuroVelo 1 ou Ecovia do Litoral do Algarve, Rota Vicentina, Via Algarviana e GR22 (estas últimas duas mais vocacionadas para BTT).

Definiram-se 4 níveis de dificuldade para estes percursos tendo por base a dificuldade física dos percursos relativamente à sua extensão e metros de subida ascendidos:

• Nível 1: Fácil;
• Nível 2: Intermédio;
• Nível 3: Difícil;
• Nível 4: Muito Difícil.

Ao longo destes itinerários é possível conhecer de perto pequenas aldeias e vilas do Algarve que preservam ainda os seus hábitos e costumes, contactando de perto com toda a sua riqueza cultural, histórica e natural e, sobretudo, com a simpatia das suas gentes.

Bons passeios!

Zona do Barlavento

Zona do Barlavento

Saber mais
Zona Centro

Zona Centro

Saber mais
Zona do Sotavento

Zona do Sotavento

Saber mais
Rota do Barrocal

Rota do Barrocal

Saber mais

Guia de Percursos Cicláveis do Algarve

Guia de Percursos Cicláveis do Algarve

Conheça a rede de 20 percursos turísticos cicláveis do Algarve, desenhados especialmente para os amantes da modalidade que procuram explorar a região de uma forma mais ativa.

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade