VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Trilho dos Moinhos

A caminhada percorre a vila serrana de Monchique e a paisagem envolvente a norte, dando a conhecer árvores classificadas, os carvalhais típicos da serra e o Barranco dos Pisões. Todo o percurso é particularmente interessante para observar a fauna associada a zonas arborizadas e a avifauna em particular, com destaque para espécies como o pica-pau-verde, a carriça, a trepadeira-comum, o gaio, ou o chapim-azul, entre muitas outras.

À saída de Monchique encontra-se o maior exemplar de araucária-de-Norfolk existente na vila, uma árvore classificada com 150 anos e 44 metros característicos de altura. As encostas envolventes cobrem-se de bosques de carvalhos que alternam com hortas e pomares onde se contemplam macieiras e imponentes cerejeiras e castanheiros.

Após a travessia de uma mata de eucalipto, os bosques de sobro e medronho adensam-se, acompanhados por urzais e feteiras, e o caminho desce até ao Barranco dos Pisões. Esta linha de água é o principal afluente da Ribeira de Seixe que nasce em Monchique, delimita parte da fronteira entre o Algarve e o Alentejo, e desagua em Odeceixe.

No barranco, o som da água corrente é presença constante e a vegetação torna-se luxuriante. A galeria ribeirinha é frondosa, formando uma cortina densa de amieiros, freixos e salgueiros. Um soberbo plátano guarda a entrada da área de lazer; esta árvore classificada tem 150 anos e 41 metros de altura. Encontra-se aqui o Moinho do Poucochinho; inicialmente construído para tratar lã utilizando o pisão (engenho com martelo de madeira que a água levanta e faz cair sobre o tecido), foi posteriormente convertido para moagem de cereais.

Percorrem-se manchas de eucaliptal, bosques de sobro e os típicos socalcos serranos, até que se alcança o Barranco do Carvalho. Aqui, entre amieiros, salgueiros e castanheiros, encontra-se um bosque classificado de azevinho, planta protegida e raríssima no sul do país.

O Convento de Nossa Senhora do Desterro, fundado em 1631, ergue-se sobre Monchique, envolto num bosque sombrio de sobro. Os frades franciscanos que aqui viveram influenciaram o imaginário da população, sendo este monumento muito visitado apesar do mau estado de conservação. Neste local, a vista alonga-se sobre a vila e cerros envolventes.

Concelho: Monchique
Localização: Monchique
Tipo: pedestre
Percurso Circular: sim
Distância: 9,4 km
Duração média: 3 h
Subida acumulada: 485 metros D+
Tipo de caminho: caminhos de terra e estrada
Início do percurso: 37º 19' 04.65'' N 8º 33' 23.67'' W

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade