VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Percursos do Ludo

Esta caminhada percorre a fronteira entre o ambiente terrestre e o sistema lagunar da Ria Formosa, dando a conhecer habitats diversos: manchas florestais, zonas de sapal e salinas.

No Vale das Almas, caminha-se por uma fresca mancha de pinhal-manso, onde também se encontra pinheiro-bravo e alguns eucaliptos, observando-se facilmente o chapim-real, a poupa e a pega-azul. Este é o habitat de duas plantas raras e exclusivas do Algarve, o tomilho-cabeçudo e o alcar-do-Algarve.

O troço final da ribeira de São Lourenço, a norte do caminho de terra, constitui o único plano de água doce nas imediações. Uma comporta garante que não há mistura entre águas doces e salgadas. Neste local desenvolve-se densa vegetação palustre e são comuns aves aquáticas como patos, zarros, mergulhões e galeirões. No inverno encontram-se aqui grandes concentrações de piadeiras e patos-trombeteiros.

A vista alonga-se sobre um amplo complexo de esteiros e de salinas de onde se extrai o já chamado ouro branco. Junto ao caminho, um alto e claro monte de sal brilha ao sol; aqui a salinicultura possui carácter industrial. Ainda assim, aves como o flamingo, apreciam estes tanques de águas baixas e hipersalinas onde proliferam invertebrados nutritivos.

Para alcançar o observatório de aves, atravessa-se a zona lagunar e os seus sapais. Nos bancos de vasa, durante a baixa-mar, é possível observar os caranguejos boca-cava-terra, as aves limícolas (equipadas com bicos especiais para investigarem os lodos) e os mariscadores na apanha do berbigão e da ameijoa-boa.

Ao longo do caminho que separa a propriedade do Ludo da laguna, a vista estende-se até à península do Ancão e às suas dunas. Progressivamente, o sistema dunar cede lugar a um pequeno núcleo piscatório e ao casario de veraneio. Os muretes que ladeiam o caminho encontram-se revestidos por uma planta exclusiva do Sul, o Limoniastrum monopetalum, um arbusto de exuberante floração lilás, muito tolerante à salinidade do meio.

Concelho: Faro e Loulé
Localização: Ludo
Tipo: pedestre e ciclável
Percurso Circular: não, linear
Distância: 8,4 km
Duração média: 2 h a 3 h
Subida acumulada: 40 metros D+ (início junto ao Vale das Almas), 70 metros D+ (início junto ao aeroporto)
Tipo de caminho: caminho de terra
Início do percurso: 1 – 37º 01' 45.86'' N 7º 58' 29.71'' W / 1a – 37º 01' 00.59'' N 7º 59' 17.97'' W

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade