VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Caminho dos Promontórios

A caminhada acompanha o contorno da costa entre a Praia do Molhe, junto à foz do rio Arade, e a praia do Paraíso. Para nascente da Ponta do Altar, uma sucessão de promontórios alterna com reentrâncias que acolhem pequenos areais.

A Ponta do Altar avança 260 metros mar adentro, delimitando a foz do Arade a nascente. Estas arribas são talhadas num maciço calcário do Miocénico, facilmente esculpido pelas águas doces e salgadas, originando o que designa por paisagem cársica. Na Ponta do Altar assinalam-se grutas e algares, geoformas de erosão resultantes da circulação subterrânea de água doce.

O Leixão da Gaivota é um dos numerosos rochedos destacados deste litoral. Apesar da modesta dimensão, é uma importante área de criação para garças, abrigando colónias de garça-branca e de graça-boieira.

As arribas calcárias, muito fissuradas e inacessíveis a predadores terrestres, são locais de abrigo para o pombo-das-rochas, a gaivota-de-patas-amarelas, o peneireiro-comum ou o falcão-peregrino.

A Torre da Lapa foi construída no séc. XVII, em alvenaria de pedra e argamassa. Daqui vigiava-se o mar, sobretudo a barra do Arade. Em caso de perigo, os facheiros faziam sinais de fumo durante o dia e de fogo à noite, alertando as populações e outras fortificações da região.

Neste local encontram-se vestígios do açude da Presa da Moura, de origem romana. Esta represa faria parte de um complexo de salga e conservação de peixe, hoje desaparecido em consequência do recuo da linha de costa.

Nos matagais que colonizam estas bancadas calcárias dominam o zimbro e o carrasco, acompanhados por plantas típicas do barrocal, como a palmeira-anã e a aroeira. No rebordo das arribas, encontram-se plantas como a salgadeira, adaptadas à influência marítima.

Concelho: Lagoa
Localização: faixa costeira entre a Praia do Molhe e o Carvoeiro
Tipo: pedestre
Percurso Circular: não
Distância: 6 km (12 km ida e volta)
Duração média: 3 h (6 h ida e volta)
Subida acumulada: 365 metros D+ (início em Praia do Molhe) e 340 metros D+ (início em Ferragudo)
Tipo de caminho: caminhos de terra e algo pedregosos
Início do percurso: 1 – 37º 06' 34.69 N 8º 31' 09.60'' W / 1a – 37º 05' 49.04'' N 8º 28' 29.61'' W

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.

Consulte a nossa Política de Privacidade