Modos de fazer
Criatividade e saber em objectos com história
Testemunho das artes tradicionais, mas também da cultura, da sociedade e da economia do Algarve de outros tempos, o artesanato desta região faz hoje as delícias dos visitantes. Constituído por algumas peças de cariz decorativo, mas maioritariamente por objectos com utilidades muito específicas, é representativo da criatividade das gentes algarvias que souberam encontrar maneiras práticas e graciosas de utilizar os recursos naturais da região.
Os artigos mais comuns são os provenientes da arte da tecelagem, actividade exercida, ainda hoje, um pouco por todo o Algarve. Entre mantas, passadeiras, toalhas, linhos finos e alegres tapetes a oferta é vasta e a escolha difícil.
Talvez os mais populares, os objectos de barro, perderam alguma da sua importância utilitária, mas adquiriram qualidades ornamentais que os tornam irresistíveis e, por isso, muito procurados.
Outros objectos, como simpáticas bonecas que recriam o quotidiano das gentes, peças em madeira, cobre e ferro forjado, rendas decorativas e cestos de formato e utilização diversa, são de fácil aquisição nas muitas lojas da especialidade espalhadas por toda a região.
Distinta representante do artesanato tradicional, a olaria algarvia soube acompanhar a evolução dos tempos...
Matéria-prima essencial no fabrico de inúmeros objectos, a madeira continua a fazer parte do artesanato algarvio...
