Objectos úteis e arte decorativa
Distinta representante do artesanato tradicional, a olaria algarvia soube acompanhar a evolução dos tempos, transformando objectos úteis em arte popular, com grande valor ornamental.
Outrora insubstituíveis nas lides do dia-a-dia, os cântaros de asas assimétricas, que lembram ânforas romanas, ganharam nova vida. Velhas formas são agora embelezadas com desenhos estilizados ou jogos de cores quentes que as transformam em bonitas peças de decoração. Ainda importantes, mas sem quebrar a tradição e a utilidade, mantêm-se os artigos destinados à construção (telhas, ladrilhos e chaminés) e os alcatruzes – artefactos utilizados na pesca do polvo.
Por todo o Algarve, mas especialmente no litoral, é fácil encontrar bons exemplares da arte oleira. O concelho de Lagoa, por exemplo, é conhecido pelas peças pintadas em tons de azul. Em Porches, produz-se a mais conhecida cerâmica do Algarve, e na região de Almancil encontramos o maior centro produtor de louça regional, que se distingue pelos seus desenhos. Em Lagos, continuam a reproduzir-se as chaminés algarvias, além dos cântaros, telhas, alcatruzes, pratos, jarros e potes.
Já o fabrico de azulejos, decorados com motivos florais e pintados com diversas cores, é assegurado por artesãos espalhados por todo o Algarve.


