História do Concelho de Tavira - Portal de Turismo do Algarve

Para visualizar correctamente este conteúdo "clique" no botão em baixo e faça download do último plug-in do Flash Player.

Obrigado.

História do Concelho de Tavira

História do Concelho de Tavira 

É provável que a cidade de Tavira tenha sido fundada pelos fenícios, mas foram os romanos quem deixou os vestígios mais significativos do período pré-islâmico na região, entre os quais se encontra a famosa ponte romana que liga as duas margens do rio Gilão.

No século VIII, à semelhança de todo o Algarve, Tavira foi ocupada pelos muçulmanos que gradualmente desenvolveram a cidade até se tornar, juntamente com Silves e Faro, uma das mais importantes do Algarve islâmico, facto que se pode comprovar pela dimensão do seu castelo.

Em 1242 a cidade foi conquistada pelo mestre da Ordem de Santiago, D. Paio Peres Correia.

Nos séculos que se seguem, Tavira ganhou importância económica graças ao seu porto, que se revelou fundamental durante os séculos XV e XVI no apoio às guarnições portuguesas do Norte de África.

Em 1520 a vila é elevada a cidade pelo rei D. Manuel I, que assim reconheceu a importância desta localidade que se encontrava entre as mais ricas e populosas da região, como se pode verificar pelo número considerável de igrejas e edifícios civis construídos nos séculos XV e XVI.

Com a união ibérica, Tavira perdeu alguma importância estratégica e económica para cidades portuárias como Sevilha e Cádis. Mas só com o assoreamento da barra, que dificultava a ligação com o porto, com as epidemias de 1645/46 e com o terramoto de 1755 é que Tavira viu boa parte do seu dinamismo económico dissipar-se.

No início do século XX, Tavira descobriu na pesca do atum e na indústria de conservas um novo caminho para a prosperidade económica. Com a quase extinção do atum na costa algarvia durante a década de setenta, a cidade apostou no turismo, atividade que constitui um dos pilares da sua economia.

Actualizado em: 05-12-2017

Visitante: 44676549

  • Turismo de Portugal