VisitAlgarve - Portal de Turismo do Algarve

Demografia e Geografia

Demografia e Geografia

O Algarve subdivide-se em três grandes faixas, todas elas de grande beleza paisagística:


- O litoral, onde se concentra a maior parte da atividade económica regional. A costa algarvia é muito diversificada, variando entre costas abruptas, areais extensos, lagunas recortadas, sapais e outras formações dunares. As rochas predominantes são essencialmente do tipo sedimentar (como é o caso dos arenitos e dos conglomerados). Morfologicamente, o litoral tem uma baixa altitude e é, na sua maioria, constituído por relevos aplanados, dispostos por campinas e várzeas;

- O barrocal é uma zona de transição entre o litoral e a serra, sendo constituído por rochas calcárias e xistosas. Também conhecida por beira-serra, esta zona é, tradicionalmente, a principal fornecedora de produtos agrícolas do Algarve, onde se destaca o seu afamado medronho, o mel e a cortiça;

- A serra ocupa 50% do território. É formada por rochas xistosas e algumas graníticas. Os principais conjuntos montanhosos são a serra do Espinhaço de Cão, a serra de Monchique, o ponto mais alto do Algarve: 902 metros, e a serra do Caldeirão ou de Mú.

A posição geográfica do Algarve confere-lhe características bioclimáticas especiais. O clima é temperado, de características mediterrânicas, com mais de 3 000 horas de sol por ano e uma fraca precipitação média anual.
O setor de atividade mais importante é o terciário (comércio e serviços), resultado da principal atividade económica – o turismo. Este subsetor assume tal importância no Algarve que representa, direta e indiretamente, cerca de 60% do total de emprego e 66% do PIB regional. O Algarve recebe anualmente cerca de 4 milhões de hóspedes.

 

Info-Agenda

Subscreva a nossa info-agenda e receba regularmente toda a informação de eventos no Algarve.